sexta-feira, 13 de abril de 2012

Como investir seus desbravadores em Especialidades!

Como dar uma especialidade para sua unidade.

O mínimo que o líder deve saber é, pelo mesmo, o que a especialidade pede. Então se sua unidade vai dar, por exemplo, ROCHAS. A primeira coisa que todos da unidade deve ter é os requisitos da especialidade em mãos, devidamente respondida.


Rochas e Minerais



1.     Saber distinguir entre rochas e minerais.http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/EN-48.gif
2.     Ter uma coleção de pelo menos quinze espécies, classificados corretamente. Classificar cada espécies com o nome da pessoa que o encontrou, data e local em que foi encontrado.
3.     A partir de espécies ou fotografias, definir e citar dois exemplos de rocha ígnea, sedimentar e metamórfica.
4.     Qual o significado da escala de Mohs, para determinar a dureza? (Cite os mi-nerais de acordo com a escala Mohs)
5.     Definir clivagem, gravidade específica, lustro, cor do traço, textura, cristal.
6.     Mencionar quatro utilidades das rochas, e quatro utilidades dos minerais.
7.     Contar quatro incidentes da Bíblia nos quais uma rocha foi importante.
8.     Quais são as pedras fundamentais da Nova Jerusalém?




Mas só isso não da o direito de se investir.
As atividades praticas devem ser realizadas. Comprovadas de fato. No caso citado, cada um deve ter a apresentar “uma coleção de pelo menos quinze espécies”.
Ainda para as atividades praticas, no caso de caminhadas, devem ser feitas com o grande grupo, clube, ou campori, treinamento de lideres e devidamente fotografadas ou certificadas. Na presença de um instrutor ou líder devidamente selecionado.


Itens que valorizam sua investidura!
·         Utilização de livros especializados no assunto.
Se forem apresentados manuais ou livros ilustrados, etc, haverá maior valorização e aceitação por parte da direção e coordenação de desbravadores. Um pequeno manual sobre o assunto pode ser confecionado pela unidade ou um livro pode ser comprado por um bom preço num cebo e empestado entre os membros da unidade durante o mês de estudos.

·         Utilização de vídeos ou áudios.
Pesquise na internet algum documentário ou aula sobre o assunto. Existem especiais sobre a natureza em canais na TV, e sobre vários assuntos como atividades profissionais ou dicas de saúde e primeiros socorros. O vídeo so será aceito quanto todos os desbravadores fizerem um relatório sobre o mesmo (isso pode ser feito online num blog ou na pagina do vídeo), e se ele realmente corresponder aos questionamentos feitos pela especialidade. Audiobooks podem ser usados. (Cuidado, recomendamos não usar vídeos ou áudios com mais de 10 minutos).

·         Especialidade assistida.

A unidade que sempre revisa as especialidades, comprovando sua revisão com provas ou novas aulas, mesmo depois da investidura, ganha confiança da direção e coordenação. Exposição de coleções e fotos de aventuras inspira e reforça o espírito da unidade.

·         Relatório de especialidade.
O relatório é um documento onde o desbravador comprova que fez a especialiade. Nele, (cada desbravador deve ter o seu) se responde a algumas questões como: Que especialidade foi feita. Quem unidade fez e em que clube. O local, data, e quem fez. Quem foi o líder que ajudou. Quais as atividades teóricas. Quais as atividades praticas. Conclusão pessoal e espiritual.

Este manual não é definitivo e sujeito a supervisão.